segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Novo sítio para as sessões e filmes para esta semana

Devido a alguns conflitos de horários, e de forma a termos uma sala com melhores condições para o visionamento dos filmes, pedimos através de requisição o auditório Grande (no edifício do SAS e Secretarias, em frente ao Bloco G), o auditório Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim. Já temos a autorização, e esta semana iremos experimentar então o visionamento nessa sala. Caso não haja problemas, passaremos daqui em diante a realizar as sessões lá. Com isto, vem também um pequeno ajuste aos horários das sessões, que passaram a ser realizadas as 19:00, às Terças e Quartas de cada semana.
Esta semana, passaremos alguns filmes de Federico Fellini, O Navio (E La Nave Va) e Roma.

20 de Outubro:
    E La Nave Va (O Navio)

            Duração 132 min, Cor, 1983, Federico Fellini
            Auditório Doutor Jose Bayolo Pacheco de Amorim
            Inicio: 19:00


    Em Julho de 1914, um luxuoso navio deixa a Itália com as cinzas da famosa cantora de ópera Tetua Edmea para as espalharem na ilha onde esta nascera. O barco está cheio com os amigos dela, cantores de ópera, actores e todo o tipo de gente exótica. A viagem corre bem nos dois primeiros dias, mas ao terceiro, o capitão recolhe do mar um grande número de refugiados sérvios que fogem do início da I Guerra Mundial...


21 de Outubro:
    Roma
            Duração 128 min, Cor, 1972, Federico Fellini
            Auditorio Doutor Jose Bayolo Pacheco de Amorim
            Inicio: 19:00


    O aclamado realizador Frederico Fellini, demonstra de forma brilhante porque é lembrado como "o último dos grandes realizadores épicos", oferecendo-nos "uma emocionante memória pessoal" com este monumental e exótico tributo à sua amada Roma - Cidade Eterna. Esta sumptuosa autobiografia, cheia de "fantasias exuberantes e esplendor monumental", começa com um Fellini ainda novo a viver no campo Italiano. Na escola ele estuda a ecléctica, mas paroquial história de Roma antiga e então é apresentado como um jovem à realidade - chegando a esta estranha cidade no rebentar da Segunda Grande Guerra. Aqui através de um "esplendor visual" e retratos repletos de sátira e brilho, o cineasta prende-nos "cativando-nos impetuosamente, numa descrição arrebatadora de Roma", re-interpretando com o seu inimitável estilo uma história Italiana cheia de "imagens sensuais e extravagantes percepções”.

0 comentários: